segunda-feira, 9 de julho de 2012

PROJETO MORATO SUSTENTÁVEL


                                                                             


C.R.A.F.M
                   (Centro de Referência Ambiental Francisco Morato)
                                                                               
                                                                  




                                                                                                               
PROJETO MORATO SUSTENTÁVEL


                                                  (Plano Estratégico Político Social)










                                                                                                                    Julho 2012

Introdução                                                                                                                               
Este projeto foi elaborado por iniciativa do C. R. A. F. M. (Centro de Referencia Ambiental Francisco Morato). A princípio a intenção é servir de subsídio para a criação de uma Secretaria Municipal da Sustentabilidade em Francisco Morato substituindo a Coordenadoria de Meio Ambiente que hoje existe por uma Secretaria forte, coesa, atuante, defendendo propostas coletivas voltadas para o fortalecimento das comunidades de base, ONG´S Ambientais, Associações Sociais e Comerciais criando assim uma rede de organismo unido para combater a degradação ambiental e Social. Com orçamento próprio dando condições de estruturação e viabilização dos projetos que beneficiarão a cidade como um todo. Perceberemos o peso que temos nas atividades de reflorestamento e outras atividades rurais; a necessidades de novos eixos viários, ocupação organizada do solo, valorização do preço da terra; inibir a especulação imobiliária, expansão dos loteamentos fechados (trazendo mais  arrecadação dos impostos),  expansão fiscalizada e  urbanizada com toda infraestrutura da periferia com terrenos financiados com juros baixos, fossas verdes, ponto permanente de castração grátis para animais domésticos; drenagem das águas fluviais através da contenção de voçorocas, pesquisa para avaliação de gerenciamento de risco catastrófico (enchentes, queda de encostas); crescimento controlado e fiscalizado  metropolitano; a expansão das indústrias, oferta de empregos industriais, geração de emprego e renda através de cooperativas e economias solidárias; inserção social, a diversidade de uso do solo, a sustentabilidade ambiental, instalação de placas solares popular e reciclável nas escolas, armazenamento das águas da chuva, manejo sustentável em todas as escolas dos resíduos sólidos e orgânicos, novos padrões de consumo, reuso, reciclagem; nova visão do conceito trabalho – mão de obra/valorização – exploração dos funcionários público, equidade de gênero, cargo; disk denuncias atuante, autônomo, imparcial em todas as secretarias; novas formas de sociabilidade coletivas (Fabrica da Cultura em cada bairro, Promoção das Festas Culturais a cada 15dd com rodízio em todos os bairros, Escolas da Família aos fins de semana nas escolas municipais, manutenção e manejo sustentável das hortas escolares comunitárias financiadas pelo Governo Federal, mutirões de limpeza pública e escolar pelo menos cada 4 meses ).
Queremos contar com a participação de um Gestor Público prestativo, firme, conhecedor das necessidades e empreendedor nas ações, audacioso  em busca de soluções, promulgador e defensor da democracia; vereadores comprometido em Legislar para o povo apresentando Projeto de Lei referendado primeiramente pelos movimentos organizados, ONGs, Empresários e  Assessorias Técnicas dos setores Públicos e Privados. Esperando a apreciação para um movimento suprapartidário onde todos poderemos no final do processo orgulharmo- nos de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, garantindo a nós e as gerações futuras uma melhor qualidade de vida sendo assim fazer uma parceria: Governo Federal, Governo Estadual, Município e Comunidade.
 



                                               C. R. A. F. M (Centro de Referência Ambiental Francisco Morato)
                                                                                                             Edna Lima Soares
                                                                                                     Conselho Meio Ambiente

PROJETO ECO- MORATO

A sobrevivência de qualquer organização está atrelada as questões ambientais, todos nós produzimos “lixos” ou seja produzimos resíduos sólidos e orgânicos, portanto é nossa obrigação dar destino certo a este material.
É por isso que apresentamos este projeto, acreditando numa parceria:
-Governo Federal
- Governo Estadual
- Prefeitura da Cidade de Francisco Morato
- Centro de Referência Ambiental Francisco Morato
Trata e dá regras para o desenvolvimento urbano, definindo um sistema de planejamento e gestão para nossa cidade com objetivo de coordenar ações que deverão garantir a transparência da administração pública; em conseqüência priorizando em todo processo a participação dos cidadãos e entidades representativas.
Orientar as prioridades de investimento, isto significará ter acesso digno a moradia, saneamento básico, rede de esgoto, água encanada, luz, iluminação pública, transporte e escolas de qualidade, áreas de lazer, cultura, renda, hospitais e assim por diante. Isto é Sustentabilidade...
 O projeto aqui exposto em específico trabalhará a função social da propriedade, reconhecimento da cidade com seus problemas reais ( Falta de acesso da população à: saneamento básico, infra estrutura (drenagem urbana, fossas verdes) Lei de Proteção aos Mananciais e Mata Ciliar, poluição por queimadas, desmatamento, manejo sustentável dos recursos hídricos, áreas de proteção ambiental ocupada irregular, loteamentos irregulares com favelas e cortiços, sustentabilidade econômica e social desfavorável, recursos naturais locais sem agregar valores, agricultura urbana sustentável, hortas escolares comunitárias,  distribuição igualitária de equipamento e serviços à necessidades dos municípes, educação ambiental (descarte consciente dos resíduos sólidos e orgânicos incluído os prédios públicos), áreas verdes coletivas (parques, praças),
O agravamento do problema ambiental tem tudo a ver com a habitação e educação de interesse social. Ou seja sustentabilidade ambiental não está desligada da sustentabilidade econômica e social. A situação é grave na verdade é gravissíma o diagnóstico dessa “junta médica” deve ser precisa e com urgência para equacionar o desequilíbrio social e territorial de nossa “cidade paciente” no menor tempo possível.






Proposta Política Pedagógica
Análise
Francisco Morato é um município do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, micro- região de Franco da Rocha. A população estimada é de 157.294 habitantes e a área é de 49,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.470 hab./km². Os rios que cruzam a cidade são os ribeirões Tapera Grande e Euzébio Matoso.
Mencionamos abaixo alguns programas e projetos para uma rápida análise.
1 -Município Verde Azul do Governo Estadual
Os Passivos Ambientais considerados nesse Programa estão divididos em dois conjuntos.
O primeiro deles decorre de imposições legais caracterizados pelos custos ambientais incorridos ainda não quitados pela prefeitura, relacionados abaixo:
                         
- Existência de áreas contaminadas e penalidades aplicadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-CETESB;

- Existência de pendências em relação ao licenciamento ambiental;

- Constatação de entulho em Área de Proteção Permanente- APP;

- Não cumprimento de Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental- TCRA (Licenciamento ou Autuação) e Auto de Infração Ambiental-AIA (impetrado contra a prefeitura).

O segundo grupo de obrigações ambientais caracteriza-se pelas mais recentes condições de coleta e tratamento do esgoto e dos aterros sanitários, refletidos pelas notas, em dezembro de 2011, do Índice de Coleta e Tratamento do Esgoto do Município- ICTEM e Índice da Qualidade de Aterro de Resíduos- IQR. O valor total do Passivo Ambiental que será aplicado sobre o Índice de Avaliação Ambiental- IAA pode variar de 0 (zero) a 30 (trinta) pontos, sendo 20 (vinte) deles referentes ao segmento de obrigações legais e os 10 (dez) pontos restantes referentes às condições de coleta/tratamento de esgoto e às condições de aterro de resíduos domiciliares.
Seu ranck Estadual no Programa Município Verde Azul:  (011) 31334014
2008  nota 5,33 lugar 643 
2011 nota 5,41  lugar 622
Se considerarmos a evolução que tivemos ainda é pouco comparado ao potencial de profissionais qualificados que temos em nossas comunidades escolares;
Descarte de lixo “ irregular” no Cemitério Jd. Alegria.
2- Sem atividade contribuindo para o retrocesso da caminhada de nossos profissionais.
O Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social – PJ MAIS é um programa de educação eco-profissional e formação integral de adolescentes entre 15 e 21 anos de idade, habitantes de zonas periurbanas e entorno de áreas protegidas. A proposta do PJ-MAIS é adequada ao conceito de reserva da biosfera, integrando a necessidade de sustentabilidade econômica de jovens em situação socioeconômica desfavorável com a preservação e recuperação ambiental, mudando atitudes e paradigmas em relação ao seu ambiente e melhorando a qualidade de vida nas comunidades envolvidas.
O Programa trabalha o jovem em sua inteireza, encorajando o estudante a pensar, a refletir, a tomar decisões e a praticar a ética e a cidadania.
O treinamento eco-profissional acontece nos Núcleos de Educação Eco-profissional (NEE) com duração de 2 anos, sendo realizado simultaneamente à educação do ensino médio. Essa formação implica na criação de oportunidades de participação, treinamento e capacitação em quatro oficinas temáticas:
  • Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável;
  • Turismo Sustentável;
  • Consumo, Lixo e Arte;
  • Agroindústria Artesanal.
Estas oficinas práticas e reflexivas, de caráter produtivo, abrangem uma ampla gama de possibilidades de atuação eco-profissional dos jovens no chamado eco-mercado de trabalho.
O convênio com a cidade de Francisco Morato foi de 2008 à 2010; venceu o convênio, mas não foi renovado. Fica aqui o questionamento, por que o conceito auto- sustentável não foi implantado neste projeto pois bem sabemos tudo é passível de se acabar, mas tendo uma base sólida na implantação o projeto por si só tornaria independente e ganharia rumos de empresa coletiva, cooperativa, ONG, etc. Fazendo parcerias com o entorno comercial a comunidade escolar na representação de sua associação de pais e mestres se torna independente, forte, auto sustentável e principalmente estabelece limites as demandas de políticos interesseiro que fazem de nossas escolas curral eleitoreiro.
Lixo deixado após inauguração de uma “quadra”, ressaltando o descompromisso ambiental
3-Em atividade, fortalecendo parceria comunidade escolar e bairro.
O Programa Comunidade Educadora que formam jovens Agentes Pedagógicos Ambientais nos municípios. Estes jovens atuam em escolas, creches e espaços comunitários mobilizando seus colegas, professores e familiares para a proteção e valorização do meio ambiente local. Nesta ação, participam 30 jovens em Francisco Morato, da E. E.Jardim Alegria II; projeto trazido pelas mãos da professora Andrea Leite (ciências e biologia), o mesmo projeto se encontra desde o ano de 2010 em algumas escolas daqui de Francisco Morato; E. E. Bueno Azevedo, E. E. Vicenzo Lobassi, E. E. Levorin e E. E Belém da Serra e na Fundação Pró- Morato, também de Francisco Morato, que possui uma dinâmica diferente das escolas –  não montam as tendas em colégios, mas em locais diferentes, como a APAE ( Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). É válida uma visita nestes locais para termos base inicial e assim fortalecer a ideia de temos todas as escolas municipais e parceiras estaduais se transformando numa  eco- escola por iniciativa do próprio corpo docente. Mas é necessário a conscientização...






Plano de ação ambiental
Diante a tais situações, percebemos que as frentes de trabalhos são;
- Incentivar o Município a melhorar seu Ranck, conquistando melhor lugar e melhor nota, com ações que colaborem na redução dos entulhos nos aterros sanitários através da reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos ganhando assim status de eco escola sustentável póis o dinheiro arrecadado com a reciclagem e a possível venda do adubo orgânico, a diminuição da conta de água e luz (consumo consciente e reuso da água da chuva, instalação de placas solares reciclávéis) contribuirá para melhoria da estrutura escolar que se fortalecerá ainda mais com a possível implantação do Projeto Federal Dinheiro Direto nas Escolas, Brasil Carinhoso, Educando com a Horta...
- Implantar hortas educativas com as crianças. O objetivo é demonstrar que desde pequenos já temos responsabilidades pelos nossos atos, e que esses atos podem melhorar ou piorar o entorno onde vivemos, estudamos e principalmente refletirá nas novas gerações; mesclando nas aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural  e periurbano ( sub região Norte) via Horticultura.
- Valorização: Terrenos baldio virando hortas escolares e comunitárias é igual a menos lixo portanto ambiente mais limpo e agradável, nova alternativa de renda, envolvimento e participação comunitária contribuindo assim para os trabalhos cooperativos e melhoria da qualidade de vida.
Horta em leira, composteira e sementeira suspensa ( fogões e geladeiras), facilita o manejo e da acessibilidade a cadeirantes e deficientes físico, idosos, crianças com algum problema de saúde (asma), e mais aço é 100% sustentável.

Benefícios Ambientais são incontáveis, para exemplificar:
      Fortalecer o Eixo da comunidade através da Educação Ambiental que interfere diretamente na Qualidade de Vida.
       Conscientizar a Comunidade Local sobre a sua responsabilidade para com o meio em que vive e o meio global
      Fazer um resgate histórico ambiental, diagnóstico atual e planejamento para preservação e restauração de áreas degradadas do entorno das escolas e prédios públicos;
      Trabalhar a relação entre  a vegetação e a água; reciclagem e lixo; lixo e água; água e reciclagem; valores de amor e respeito à natureza;
      Conhecer técnicas simples de coleta e produção de mudas de árvores nativas, reflorestar as áreas degradadas principalmente entorno das escolas e prédios públicos;
      Arborizar e manter a limpeza em calçadas, jardins, áreas de lazer com plantas típicas da mata nativa em torno das escolas e prédios públicos.
      Manter um viveiro de mudas para estudo e fornecimento de espécies que deverão ser utilizadas nos reflorestamentos, arborizações, paisagismo do bairro e quem sabe cidade em conjunto com o herbário para que as crianças tenham o conhecimento de plantas medicinais, plantas do cerrado, caatinga, planície, Mata atlântica, Floresta amazônica, etc. Conheçam pequenos bichos; formiga, cupim, lagarta, minhoca, tatuzinhos, etc.

(castrar nossos amigos gatos (as), cachorros e cadelas que moram nas ruas)
Respeito aos animais, idosos, cadeirantes, carroceiros, faxineiros, “lixeiros” (profissionais da conservação publica), professores, diretores, merendeiras, funcionários, etc.
parquinhos revitalizados com brinquedos sustentáveis
Valorização e revitalização dos patrimônios públicos desenvolvendo o sentido de pertencimento e respeito mútuo, sem esquecer as regras de transito e saúde, pois é essencial que esses temas sejam abordados de forma lúdica e cultural.

Refeitório decorado
Reciclagem Criativa em conjunto com a horta
 local para armazenar organizadamente as ferramentas da horta

Redução dos Materiais orgânicos e sólidos nos aterros municipais.
  Sala Verde com filmes wall.E, máquina do tempo ( turma da Monica), os sem floresta, a polegarzinha (barbie), rio ( trafico de animais arara azul ave em extinção),  a era do gelo (animais extintos e aquecimento global); filmetes, livros, cadernos, cartilhas com temas: eco cidadão, as águas subterrâneas do Estado de São Paulo, Agricultura Sustentável, Aquecimento global, biodiversidade, consumo sustentável, desenvolvimento sustentável, ecoturismo, energias renováveis, etanol e biodiesel, gestão ambiental, habitação sustentável, licenciamento ambiental, lixo mínimo, mata ciliar, poluição atmosférica, unidade de conservação, uso racional da água, etc.;  cartazes, etc.
oficina de brinquedo com materiais recicláveis
( recicloteca )
Capacitação dos envolvidos no projeto
Geração de emprego e renda
Valorização dos Artesões
 






PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
FRANCISCO MORATO AINDA POSSUI UM TERÇO DA SUA MATA  PRESERVADA  MAS ALGUNS ACONTECIMENTOS VEM  NOS  PREOCUPANDO...
Adotar soluções urgentes e imediatas também  pioneiras para que obras previstas e as já realizadas ou em andamento seguindo o Guia das Boas Práticas na Construção Civil para que não causem mais danos ao meio ambiente ANTECIPANDO – SE À LEI DE CRIME AMBIENTAIS, especificamente no caso:
·         Dos CIM (Centro de Integração do Município).

·         Um inventário das condições de descarte dos resíduos sólidos  que subsidiará  na elaboração do PLANO MUNICIPAL DE RESIDUO SOLIDOS e o TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) apresentando o aos “empreendedores”  que estão na ilegalidade sem alvará de bombeiros ou da CETESB e ainda encaminhar os  casos receptação, exploração da mão de obra e falta de segurança no trabalho, contaminação por chorume de nossos recursos hídricos aos órgãos competentes para que possam notifica- los e ou autua – los assim a ilegalidade baixará seu índice. (Ferro Velhos clandestinos, reciclagens sem alvarás, descarte de lixos inadequados como exemplo o lixão do cemitério deve ser retirado e feito análise dos lençóis d’água para ter o teor de contaminação.

·         Em especial e com urgência a questão do lixo descartado no cemitério e na torre leste do Jd. Alegria é preciso tomar providências caso este descarte não tenha a permissão da CETESB (PROGRAMA DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA CETESB).
Podemos nos espelhar no PLANO ESTADUAL DE RESIDUOS SOLIDOS, procurando sensibilizar a população através das plenárias locais para as questões ambientais (descarte consciente, coleta seletiva, compostagem caseira, redução e reuso, etc.).
Nem sempre mais obras significa mais gastos, a preocupação de fazer sem desperdiçar é uma característica dos humildes, isto porque o método é reutilizar dar uso sustentável assim temos na COMUNIDADE ESCOLAR , a urgência de dar destino certo aos seus resíduos, bem sabemos que CONSCIENCIA AMBIENTAL NÃO TEM IDADE se faz necessária através de entretenimento lúdico e a democratização da gestão escolar através dos Conselhos de Escolas, transcender das festinhas arrecadadoras para um DESPERTAR DE UM SENSO DE PERTECIMENTO.
·         IMPLANTAR A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE EQUIPADA COM ESTRUTURA ADQUADA ou mesmo substitui La pela Secretaria da Sustentabilidade que será mais abrangente.

·         REGIONALIZAR O ATENDIMENTO VERDE  CRIANDO DENTRO DAS ESTRUTURAS JÁ EXISTENTES  (ESCOLAS, CRECHES, CRAS, CENTRO DE SAUDE, CATIS) AS SALAS VERDES, TODOS INFORMATIZADOS VISANDO A TRANSPARENCIA DA GESTÃO PUBLICA RESPEITANDO A LEGISLAÇAO EM VIGOR:
                  LEI 10.028, de 19/10/00
                  LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
                  DECRETO- LEI 201, DE 2SETE/02/6SETE (RESPONSABILIDADE DOS PREFEITOS E VEREADORES)

“ A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiência publicas, durante os processos de elaboração e de discussão dos planos, diretrizes orçamentárias e orçamento” (parágrafo único do art. 48 da LRF).
·         A Sala Verde deve ser considerada como sendo um ambiente dinâmico, onde o público que a ela procurar poderão fazer leitura, ouvir, acessar e ver documentos, participar de atividades educacionais e de eventos promovidos por ela, dentre outras atividades. É preciso ressaltar a capacidade articuladora que a Sala Verde apresenta, porque tem capacidade de fomentar e de promover processos educacionais voltados à questão ambiental, a partir da disponibilização de informações, da promoção de eventos e de outras atividades de caráter cultural e ambiental, dentre elas: exposições,  amostras, seminários, teatros, etc.
Espaço Referência
 Institui um Centro de produção e disseminação de Informações socioambientais;
Espaço Articulação
Fomenta a integração interinstitucional e o desenvolvimento de projetos e ações de transformação socioambientais;
Espaço Disseminação
Promove atividades e eventos educacionais, valorizando o meio ambiente e a cultura local ainda mais quando fortalecida pelo projeto Fabrica de Cultura do Governo do Estado.
Considerações finais
            O ser humano tem que se perceber parte do ambiente e desta forma tratá-lo com respeito, dignidade e amor.
            Quem ama o espaço em que vive se preocupa com o seu gerenciamento e é capaz de fazer intervenções na busca da melhoria da qualidade de vida.
            Através da sensibilização de gestores, educadores populares,educadores profissionais e educadores universitários nas questões ambientais é possível desenvolver junto as comunidades escolares reflexões e ações em prol de uma cidade economicamente ativa, mais sustentável ambiental e social.
          Fortalecer as parcerias publicas privadas ( parcerias com empresários) faz da comunidade auto sustentável, pois sabendo que o empresário (do supermercado, loja, quitanda,etc.) seu vizinho respeita o meio ambiente e um consumidor com consciente ambiental não deixará de comprar na sua própria comunidade pois assim estará fortalecendo a economia local gerando retorno para a sustentabilidade do município e bairro.


Material para consulta www.educandocomahorta.org.br
Horta Educativa da FUSSESP (fundo social de solidariedade do estado de são Paulo).
Tese Cassiele Arantes de Morais Chagas
Ermínia Maricato (Comunas da Terra)
 Dissertação LChakarian (luchakar@usp.br)






contato
Edna lima (88524333)
Portanto fica aqui uma proposta coletiva de apoio no sentido de possibilitarmos à nossa cidade uma forma legítima na conquista da cidadania.

  

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